30 de maio de 2017

Sobre treinos, rotinas e escalada

Um tempo atrás escrevi um post fazendo uma propaganda do fingerboard da Gringa Agarras. Mas pouco falei sobre a questão do treino.

A sistematização do treino para escalada (esportiva, boulder e inclusive a tradicional) é importante e deve acontecer de acordo com os objetivos estabelecidos para determinados períodos de tempo. Se em um mês você se julga capaz de treinar para mandar uma linha específica, deve ajustar o treino para esse objetivo (se a via é curta de regletes, longa em pegas abertas, ou tem um movimento muito específico, por exemplo).
Pessoalmente, gosto de ter objetivos para um ano, uns para uns 6 meses, alguns para um mês, e um ou outro para o final de semana. Isso ajuda a focar no como treinar, como se preparar física e mentalmente para superar um objetivo. E lembre-se: em escalada a superação de um objetivo é imediatamente a inauguração de outro objetivo, assim fica fácil e prazeroso manter-se escalando por longos períodos de tempo com a motivação em alta.


Seja qual for ou quais forem os objetivos tenha em mente que essa pirâmide é a chave para o sucesso ( do Yearbook do 8a.nu de 2006). Essa é a chave para uma vida de escalada feliz e produtiva!!



Se as bases estiverem suficientemente sólidas alcançamos o topo facilmente, do contrário podemos até ter alguns resultados rápidos, mas lembre-se daquele ditado: "o que vem fácil, vai fácil".



De certa maneira, a semana de treinamento que tenho adotado há anos é a parecida com o que o método do fingerboard "La inquisicíon" recomenda (ver links no final do artigo). Em algumas ocasiões altero o treino do fingerboard para o campus ou o sistem wall, mas o básico é o seguinte:

-Segunda-feira: descanso pleno, considerando ter escalado no final de semana (alongamento e exercícios de equilíbrio podem ser uma boa)

-Terça: fingerboard em intensidade X (o treino La inquisicion é dividido em estágios) e boulders nos limites da técnica.

-Quarta: vias ou boulders técnicos, principalmente trabalhar o "à vista"com movimentos novos, e tipos de escalada em que sentimos mais dificuldade (se não se sente bem em diedro, escale mais diedros etc.).

-Quinta: fingerboard em intensidade X+1 (o mesmo treino la inquisicion mas em um nível mais pesado que o da terça) e boulders para finalizar a sessão.

-Sexta: descanso ativo: andar de bike, corrida de leve...

-Sábado e domingo: rocha preferencialmente. Escalar for fun e entrar nos projetos.


Os treinos no fingerboard alteram blocadas entre 140º, 90º e blocado totalmente e barras. As agarras vão alternando. A sensação que tenho com os 15 minutos de uma única sessão é que estou escalando uma via, mas muito mais concentrado. É importante estar com os tendões em dia, e não abusar do treino pois pode ser lesivo. São suficientes para o entendimento do método este link do Blog de Escalada e este pdf da revista Desnível.

Esse tipo de treino incrementa praticamente todas as faces da escalada (mental, espiritual, física).

Marcelo Melissopoulos e eu em um sábado de ginásio: diversão como se fosse na rocha!! Receita para uma boa escalada: amizade, alegria e diversão em primeiro lugar. O cafézinho é o aditivo.

Se as bases estiverem legais da pra se torturar um pouco com o La Inquisición!!
Boa semana!!
Abraços, Frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário