14 de maio de 2017

São Bento do Sapucaí e uma primeira semana inteira de bom tempo.

Na retaguarda dos meses mais frios e secos aqui no Brasil, essa semana foi de intensidade na escalada: conhecendo coisas novas, mandando antigos projetos e, o que importa, escalando com os amigos.
Escalei alguns boulders novos no Bigode (saiu o Apocalipse e o primeiro tapa do Cavanhaque, além de tirar os lances do Tesourados), no Monjolinho (saiu o Meuprazol e entrei em outros problemas todos novos pra mim, o que é ótimo para desenvolver o "à vista") e no Bloco do Chá (saiu o boulder que faltava das linhas clássicas/não problema, Mate Leão).
Outra experiência massa foi passar alguns dias bivacando. Carregar tudo pra cima e escalar em solitário ainda não é a minha praia mas, depois de ler o relato do Bito de uma conquista na Pedra do Baú em solitário, durante dias bivacando naquele ambiente vertical, tinha que ver qual é. Jeffinho e Felipe, amigos de São Bernardo me deram carona até o topo e de lá caminhei praticamente plano até o ponto de bivac.

No final da semana, Greg, doc e eu fomos para a Falésia do Áreas entrar em uma clássica de São Bento: Pão Careca com Mortadela. O Greg, que é morador de São Bento, me falava direto dessa via como uma das Top 5 ou Top 3 de São Bento. Realmente aquela via é fora de série. Uma fendona em diagonal para a esquerda totalmente negativa e com agarras naturais, boas, sólidas. Dei um pega até a 7 costura, depois fui tirando os moves na tora. É uma via irada, de continuidade e com alguns cruxzinhos no meio.
Infelizmente o sol começa a bater na parede umas 10/11 horas e depois disso o calor vai ficando intenso. Se não entrar uma nuvem fica difícil escalar. Mas se for escalar bem cedinho (talvez subir a trilha de noite) rolam os melhores pegas nas vias da falésia. Existe um 8b na esquerda chamado "Linha de Produção". Ainda não tive a oportunidade de entrar, mas parece ser uma ótima linha também.

São Bento é incrível e tem muitas opções que vão muito além da Pedra da Divisa, Quilombinho ou outros picos que ficam cheios durante algumas certas datas. Ter o "bom senso" de ir para lugares menos frequentados é uma atitude de Mínimo Impacto nas montanhas. Seria interessante também que todo escalador contribuísse com a abertura de novos picos (diretamente com mão na massa ou indiretamente com a doação de chapeletas, bolts aos conquistadores locais, por exemplo).


Jeffinho mandando a Chicken Salad 5º na trilha do Fausto, Bauzinho



Nautilus, proporção aurea, linkcam, noites, vinhos e aperitivos.





Ana Chata. Parede incrível!

A bunda do Baú

Fiquei vislumbrando horas essas paredes durante  feitura do almoço e o café da tarde no gramado do estacionamento da Ana Chata, o camp 4 do Complexo.



Vinicios na primeira enfiada da Galba


Boulders no Bigodera!

Lari saindo no Barba V8. Sotirios e Vini na vibe

Lari, local de São Bento no Barba V8

Sotirios no Barba


Cruzadão monstro no regletinho


Lari no Bigode V6

Vini virando o Buracos V4



Belezinha em uma linha irada


Vini no Meuprazol V7.


Greg no Nice to Michel V6



Greg na base da Falésia do Áreas. Ela fica no topo do morro dos picos de boulder. Existe uma picada aberta e é preciso fazer silêncio no pico por conta de abelhas.


Doc na Pão Careca e mortadela 9b/c


Comecinho em uma laca bem doida

Via longona. 5 estrelhas!!


Final da linha, a negatividade é demais!! Pardal mandou muito bem em equipar esse clássico!


Abraços, Frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário