3 de junho de 2021

O que é e para que serve a análise SERENES para ancoragens?

Bom dia povo da montanha!! 

Em outro post aprendemos um pouco sobre as pouco utilizadas paradas em série e acabamos fazendo uma análise daquele tipo de ancoragem. Quando bem compreendida e interiorizada ao cotidiano do escalador essa ferramenta (análise da parada) pode ajudar muito a escolher o tipo certo de ancoragem para cada situação (situação da escalada (comercial ou não), material e terreno disponível).

É possível fazer essa análise para qualquer tipo de ancoragem de dois ou mais pontos.  Para lembrar dos pontos a analisar usamos o acrônimo "SERENES":

Solidez: Os pontos de ancoragem e o sistemas devem ser apropriadamente fortes para o tipo de escalada que fazemos (acima de 20kn é ideal numa parada, por isso nas paradas em móvel colocamos 3 peças pelo menos).

Equalização: durante o uso da parada, principalmente durante as quedas, a força gerada deve ser distribuída o mais igualitariamente possível entre as proteções. Verificamos essa distribuição através do ângulo formado pela conexão com as proteções.

Redundância: Esse ponto é o que dá mais confusão. Para não deixar dúvidas faço aqui a tradução livre de um trecho do "The Mountain Guide Manual. The comprehensive reference - From belaying to rope systems and self-rescue." de autoria de Marc Chauvin e Rob Coppolillo e recomendado pela American Mountain Guides Association: "Mais de um elemento de ancoragem (proteção móvel, material, etc.) pode falhar antes que toda a ancoragem falhe." 

Esse ponto é interessante para mantermos o sistema de ancoragem cada vez mais seguro!!

Não-Extensão: Se um das proteções falharem o sistema não estende, o segurança fica no mesmo lugar. Nesse caso primamos pela não transmissão de uma força que pode fazer falhar alguma das proteções.

Simplicidade: O último ponto analisa o quão rápido conseguimos montar e desmontar a parada e o quanto é fácil verificar se está correta.

Existem outros acrônimos, mas esse acredito que sirva bem para iniciar na brincadeira, e saber sempre se sua parada está montada de maneira mais segura possível!!


Abração, André Funari


Nenhum comentário:

Postar um comentário