24 de julho de 2009

Tempestade na Montanha = PROBLEMA

Problemão vindo!


Ontem fui para o Cuscuzeiro, em Analândia, escalar e curtir aquela formação alucinante de arenito.
Chegamos lá com um tempo estranho mas com pouca cara de chuva. Fizemos uma via e fomos para o Platô do Bundão, chegando lá uma brisa fria começou a soprar nas encostas da montanha, no horizonte uma baita chuva, tempestade mesmo, com raios e ventos muito fortes.
Já peguei tempestades ali uma outra vez, uns 2 anos atrás. Muita chuva, mas dessa vez um vento forte tomou conta da montanha!

Nessas condições o melhor a se fazer é tentar evacuar o lugar rapido, mas com segurança. Estávamos em seis pessoas, eu e o Paul de Rio Claro assumimos e começamos a descer as pessoas por rapel numa parada equalizada. Foi o melhor a fazer ali, tinhamos equipamento de sobra para descer as pessoas e terminar a trilha com segurança.
O problema é quando falta equipamento e é preciso esperar na parede. O melhor é encontrar um abrigo, e dentro do abrigo (buraco, caverna, etc) é preciso manter-se a fastado da parede, ficar no meio do abrigo, isso tudo para evitar que a descarga de um raio na montanha pegue em cheio os escaladores.
Se não existe possibilidade de descer ou entrar em algum abrigo seguro o melhor é ficar esperando a chuva diminuir ou parar com um Anorak ou Blusa a prova d'água. O mais importante é manter-se seco, e se possível quente!

Um bom equipo é um Saco de Emergência ou Saco de Sobrevivência. É um "saco" feito com um material isolante e impermeável, muito útil. Ele pesa 74 gramas e na embalagem fica com uns 10cm por 5cm, aberto fica com 2,15 metros por 90cm. Você entra dentro e fica sentado ou deitado esperando a chuva passar, fica quente e seco. Muito bom para emergências.
Uma capa para a mochila também é um ótimo equipo, ela irá protejer roupas, equipos, tudo o que estiver na mochila. Algumas sacolinhas de mercado resolvem bem numa emergência, coloque tudo o que não puder molhar e feche com dois ou três nós.

Nos procedimentos de segurança tome cuidado redobrado ao montar os sistemas, principalmente o rapel. Confira mais de uma vez todos os equipamentos e sistemas. Com chuva, vento, raios, fica bem mais difícil ver o freio, os nós e obstáculos durante a descida.Nos rapeis molhados: atenção redobrada!

Preste atenção também na previsão, ela não é muito confiável, mas pode ajudar.

Um abraço, André Funari.

Genja e Beto na base da Ana Chata, repare nos anoraks (blusas) impermeáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário