25 de julho de 2020

CAR - Curso de Auto-resgate

Durante muito tempo não demos importância para as operações de "auto-resgate"...poucos escaladores são os que sabem fazer, mas muitos os que entram em roubadas que podem significar problemas graves e até fatais. Podemos evitar tal situação com um bom conhecimento das técnicas de auto-resgate e de primeiros socorros em áreas remotas, em conjunto.

As técnicas de auto-resgate são aquelas que possibilitam o escalador não-acidentado  acessar o escalador acidentado (guia ou participante) e prestar os primeiros socorros.
Se a lesão não foi grave (sem problemas na coluna ou bacia etc.) e o estado do escalador acidentado permite uma evacuação, o escalador não-acidentado consegue também retirar todo mundo com segurança, ao menos até a base ou ao cume da montanha onde podem montar abrigo para esperar ajuda.

O Curso de Auto-resgate é voltado para o treinamento completo (pensando nas mais diversas situações - resgate do guia e do participante em linha reta, horizontal, teto, perto ou longe do cume etc.) do escalador a ponto de ele poder criar autonomia em um possível acidente (prestando os PS e evacuando se possível).

Recomendamos ao escalador que queira fazer o CAR que faça também um curso de primeiros socorros em áreas remotas (WFA ou WAFA). Não adianta saber acessar a vítima e nada saber fazer.

Além disso é sempre bom praticar os procedimentos, e a cada 2 anos ou refazer o CAR ou, no mínimo, realizar o TAR 1 e 2 (treinamento em auto-resgate em dois modulos de 4 horas cada um): é mais curto e aborda apenas as principais operações, mas é ideal pra revisar e estar com os procedimentos sempre treinados.


Conteúdo do curso:

1 1.1-Introdução ao auto-resgate: quando operar ou não um auto-resgate em escalada.

1.2-Material básico para operações de auto-resgate: improvisando com os equipamentos de escalada.

2. 2.1-Resgate do guia:
                             -Em linha reta (com proteção superior boa e com proteção superior ruim)
                             -Em horizontal (transferência de escalador e transferência de parada)
                             -Em tetos/negativos fortes
2. 2.2 -Resgate do segundo:
                             -Em linha reta (com corda para rapelar e sem corda para rapelar)
                             -Em horizontal (com transferência de escalador e transferência de parada)
                             -Em teto/negativo forte

2. 2.3 -Meios de retirada
-Içamentos: sistemas de polias 3:1, 5:1 e 9:1.
-Rapeis: em contra-peso e tandem.

2. 2.4 -Descer a vítima (e socorrista) passando um nó.
Rafael descendo a vítima da parada. Recurso simples de auto-resgate.


Duração: o treinamento dura 4 dias (32 horas de atividades) e é realizado em ambiente de campo-escola preparado para isso. Equipamentos e material didático inclusos. Seguro optativo.

Contate-nos para marcar uma data, saber de preços e descontos para duplas ou trios...19 99916 6716 (whatsapp) ou andrefunari@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário