19 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro 2012


Esse começo de ano eu e Milla voamos pro Rio de Janeiro pra, além de conhecer a cidade, escalar um bocado.
O Rio é aquilo tudo que uma galera falou: cidade bonita, com mar e montanhas se ligando. Ficamos duas semanas pra poder conhecer um pouco do que a cidade tem pra oferecer. Realmente é um baita centro de escalada, isso porque só conhecemos a Urca e o Platô da Lagoa.
Vou fazer três postagens com  intenção de mostrar o que escalamos para que outros escaladores possam pegar umas dicas e poder repetir ou conhecer algumas vias e boulders que fizemos.
A maior parte do tempo ficamos na Urca que é um grande centro de escalada. Chegávamos ao pico com apenas um ônibus, que dependendo do trânsito, demorava uns 5 ou 10 minutos. Ali podia se escalar boulders de V0 até V11, vias esportivas de II até Xa e tradicionais em grampo ou móvel de II até Xa, de E2 até E6.
Dois dias nós fomos no Platô da Lagoa, na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. O pico é estremamente diferente da Urca, com vias muito protegidas e com muitas agarras cavadas. Ali rola vias de 5 grau até 9c e um projeto.

Resolvi escrever três postagens, esta contando sobre os boulders da Urca, outra sobre as vias da Urca e do Platô da Lagoa e um último sobre as escaladas tradicionais na Urca.

Os boulders da Urca são incríveis. O primeiro ponto é o acesso, a maioria fica do lado, às vezes dentro, da Pista Cláudio Coutinho. O segundo ponto é que são blocos com agarras muito bacanas. Os blocos do lado da floresta ficam o dia inteiro na sombra e os do lado do mar sempre rola algum na sombra.
A base da maioria dos boulders é bem plana, tanto que estávamos sem crash e rolou fazer muito boulder, mas um ou dois crashs ajudam bastante. No Guia de Escaladas da Urca têm o croqui de praticamente todos os boulders, o guia pode ser encontrado na banca de jornais ali da Praia Vermelha ou na loja da Equinox no centro do Rio.
As linhas que achei 5 estrelas são: Esquina do Gringo V5 na beira da Pista, logo em frente o setor Segundo Andar, o Setor atrás da Pedra Hot Dog e o setor do Rala Peito.
Comecinho do boulder Esquina do Gringo V5
O Esquina do Gringo é um clássico que queria mandar há muito tempo, rolou fazer mesmo sem crash, pois o final, mesmo sendo alto é feito em agarras boas. O setor segundo andar é interessante pela negatividade, podendo ser escalado mesmo com chuva, e pela quantidade de agarras. Atrás da Pedra Hot Dog fica o incrível Inominado V10 e o boulder Ah Tá V6, estes são muito bacanas. No setor do Rala Peito rola uma travessia bem fácil, mas negativa e bem bacana, além do boulder Rastacú V9. Fiz apenas o final deste boulder, pois o começo estava babado e precisaríamos de um crash, mas mesmo assim rolou escalar alguns dos lances da travessia e deu pra ver a qualidade da linha.
Vejam as fotos:
Final do crux do Esquina do Gringo
Milla na Travessia Petro-Tere
Bloco na beira da Pista Claudio Coutinho, ao lado direito do Esquina do Gringo

Esse é o setor Segundo Andar, do lado da Pista, negativo e cheio de agarras

Essa foto é de um trecho do Costão do Pao de Acucar, depois de escalar uma trad. Da pra ver a quantidade de boulder na beira do mar. A pedra maior, com vegetação em cima é a famosa pedra do Urubu.

Chamando o capeta no boulder Inominado


Inicio sentado do boulder Ah Tá, aresta 5 estrelas, a lona Zen faz a função de crash.


Finalzinho do Ah Tá V6, aresta bem doida.
Outro boulder ao lado da aresta Ah Tá. Acho que chama Os Peitoes, algo assim, V1.


Final irado em abaulados do boulder Rastacú. É uma travessia longa que da a volta em um bloco, irada!

 Abraços, Frango



Nenhum comentário:

Postar um comentário