24 de janeiro de 2012

Paredes no Rio

A Urca é o paraíso das paredes também. Na Babilônia, que é onde sai o bondinho que sobe até o cume do Pão de Açucar, rola uma porrada de via fácil, nem sempre super protegidas, mas a maioria com bastante grampos para o grau. Ali tem via de 3 grau até 6 grau de parede mais algumas poucas esportivas. Na Babilônia fizemos duas vias. A primeira foi um terceiro grau com alguns crux de 4, 5 grau bem na esquerda da pedra, se eu não me engano chamava Ricardo alguma coisa. A segunda via que escalamos ali, de 5 cordadas foi a Arca de Noé, um 5 grau bem da hora. cada enfiada tinha aproximadamente 35 metros com uns 6 ou 7 grampos cada. No Crux a via é muito bem protegida, padrão de esportiva mesmo. A Babilônia é um lugar bem legal pra escalar um trad sem compromisso, pra curtir o visu.

Milla iniciando a primeira enfiada da Arca de Noé 4 grau E2





Arca de Noé, o negócio é ir com uma sapatilha mais dura pra não moer o pé.

Depois de escalar na Babilônia e aclimatar nos rampões do Rio, fomos fazer o Pão de Açucar. A idéia era fazer a Italianos (muita gente sugeriu essa via). Mas teríamos que acordar muito cedo pra não pegar fila e pra não pegar chuva ou solzão rachando. A preguiça fez a gente ir pra via Coringa, um 3 grau com alguns cruxinhos tranquilos de 3 enfiadas que acabamos fazendo em 4. Fizemos a via num ritmo bem suave e com o céu nublado o tempo todo, com direito a alguma chuvazinha no meio da via. A via é bem legal, mas ao invés de descermos de volta pelo Costão ( que é a via mais popular do Pão) resolvemos subir até o cume. A dificuldade nesse último trecho não é nada a escalada, pois o trecho de escalda é um 2 grau e bem curto, mas sim se achar no meio das moitas e vários caminhos que tinham. A sorte foi que encontramos com um guia local que estava levando uma americana e que deu as dicas todas e terminou a via com a gente. O beta ali é: qualquer coisa vai pra cima e pela esquerda.

Um dos dias nós fomos ao Totem do Pão de Açucar e apesar de ter escalado um 7b de apenas uma enfiada, foi bem louco conhecer o pico do Totem. Ali ficam umas fendas mais bonitas que as outras. Vale a pena levar um jogo de friends e nuts.

Na terceira parada da Coringa, faltando só mais um pequeno trecho.

Vista da via.

Guia e norte-americana na segunda parada. A primeira enfiada termina na laca a esquerda.

Rampão com cristais da quarta enfiada. Fizemos com chuva e deu uma emoçãozinha, principalmente na Milla que quebrou um cristal e caiu na minha seg. Detalhe que estava apenas sentado no platô, pois não existe parada. Mas o atrito é tão grande que não acontece nada.

Sem rapel. A descida é de bondinho de graça até o Morro da Urca e de lá rola descer andando.

Abraços, André

2 comentários:

  1. Fala André!
    Irado as suas escaladas do Rio. Legal vc ter feito uma via que eu e meu pai abrimos, a Arca de Noé... Quando quiser conhecer a gruta de Passa Vinte dá um toque!
    Abç,
    Juliano Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Juliano! Firmeza ai?
      Po, que louco que foram vocês que abriram, achei a via bem legal, divertida.
      To na pilha faz um tempo pra conhecer a gruta, pode deixar que te dou um toque.
      valeu ai, Abraços

      Excluir