28 de novembro de 2010

Menos um projeto em Itaqueri, mais uma linha irada

Ontem rolou mais um boulder em Itaqueri.
A linha fica no bloco Origem, bem em frente a via "Por via das Dúvidas no 3º setor.

Apresentei o bloco ao Lukinha e Kalango. Lukinha mandou o "A origem" muito rápido e na sequencia o Kalango mandou, de primeira!

Depois entramos num projeto à esquerda do "A Origem". Tinha entrado nele uma outra vez e tirei os lances. Dessa vez o Lukinha passou uns betas e acabei me dando melhor nesses novos betas.
Kalango mandou a primeira da linha e na sequencia o Lukinha mandou.Consegui isolar o primeiro lance com o novo beta e depois mandei também.  Cadena tripla no ex-projeto, que agora recebeu o nome de "O Destruidor"

Sobre a dificuldade das linhas. Eu chuto um v7 ou v8 pro A Origem. O Destruidor é bem mais difícil que a linha da direita, mas não tenho noção do que possa ser.

Abraços, Frango

23 de novembro de 2010

Centro Universitário e suas atividades

Desde 2006, data em que me tornei sócio do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo, o CUME vem fazendo um ótimo trabalho a favor da escalada no interior do Estado de São Paulo.
Com a presidência do Rodrigo Genja no ano de 2007 tivemos o II EMESC, evento que reuniu durante 2 dias a galera toda da escalada e montahismo e ofereceu aos viciados no esporte a oportunidade de assistir à palestras, filmes e workshops de diversas figuras de nosso meio.
Nos anos que se passaram tivemos ainda alguns festivais de boulder que já se tornaram tradição na nossa agenda. Os festivais sempre foram muito descontraídos e possibilitaram a interação dos iniciantes e mais experientes.

Outra importante atividade oferecida todo ano pelo CUME, e que na minha opinião é uma das mais importantes, é o Curso Básico de Escalada. Esse curso é oferecido aos interessados em aprender as técnicas básicas de segurança para poder ter um dia bacana na rocha. A principal importância desses cursos é que a cada turma que é formada são criados novos escaladores e com isso a escalada no interior de São Paulo cresce. Não seria possível enumerar tantos escaladores que sairam dos curso, mas posso dizer alguns deles que se destacam hoje em dia. Um deles é o Elias, ele fez o curso e hoje em dia a escalada faz parte de seu estilo de vida. Outro bom exemplo é o Gaivota que fez o curso do CUME e hoje em dia preside o grupo.

Por falar em Gaivota...
Nosso querido presidente: Gaivota!
O Gaivota é um sujeito peculiar, muito bem humorado e que sempre tem idéias boas pra nossa mania, a escalada.
Com a ida do Animal pra Inglaterra, alguém teria que presidir o CUME. Como o Genja estava fora e o José estava de saco cheio(ele presidiu por algumas vezes), eu e Gaivota sugerimos que fôssemos os novos "chapantes". Nada de chapar não galera, kkk. Iríamos fazer parte da nova chapa, eu como vice e o Gaivota como presidente.

Logo que foi anunciado a presidência, Gaivota já foi tratando de colocar planos no papel e tantando torná-los realidade. Um deles está dando certo, que é o up-grade dos nossos muros.
Um evento que já foi realizado foi o Curso Básico desse final de ano. A EPTV fez uma reportagem sobre o curso e ficou bem bacana, vejam ai pra vocês sentirem um pouco de como funciona as nossas atividades. http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,26038;2,montanhismo+ufscar.aspx

E pra fechar o ano com chave de ouro estamos organizando um festival, dessa vez não de boulders, de vias. O Festival será na Caixa D'água da UFSCar no dia 4/12. Será um festival bem descontraído com vias exclusivas e inéditas. Venham participar:

No mais é isso!!!

Abraços,

Frango
(Vice-presidente CUME)

22 de novembro de 2010

Boulder em Valinhos-Lagoinha

Alucinando no pico!
Pra quem não conhece fica ai a dica.
Lagoinha é um pico muito doido de boulder em Valinhos. Os blocos ficam dentro de um bosque de eucalipto muito massa!
O Lukinha me apresentou o pico e escalamos um pouco lá e já deu pra curtir. Dessa vez fomos pro pico mais cedo e chagando lá o Lukinha já colocou a sapata e saiu fazendo uns bordi sem crash mesmo. Coloquei a sapata e fui seguindo. Nessa brincadeira ai fizemos na sequencia uns 5 ou 6 boulders sem se preocupar com nada, só ia olhando pras linhas e subindo, foi muito doido.

Voltamos pro lugar onde tínhamos deixado as coisas e demos um tempo. Depois no mesmo lugar fizemos mais 4 boulders. A maioria foi primeira ascenção, outros vimos que estavam com agarras quebradas e com certeza alguém já tinha passado. Mas em uma tarde de boulders abrimos 8 boulders novos, entre fendas, negativos, blocos altos e muita risada.
Compensa muito conhecer esse pico, granito de primeira!



Lukinha no "Palositos" V4

"Palositos"V4 

Blocão cheio de linhas insanas

Tentando o "Cirurgia Bariátrica"

Lukinha mandando o "Cirurgia Bariátrica" V6?

Fenda JahFire V3

Pico doido!

Abraço, Frango.

18 de novembro de 2010

Série de Vídeos

Aeee galera, bão?

Editei o vídeo do Bala, Colecionador e Viajem Eterna...Tá ai: http://vimeo.com/16973237

Vou tentar manter a proposta e fazer mais uns vídeos da série: Os objetivos.
Pretendo lançar um outro desse, com 5 ou 6 mim sobre os boulders de Itaqueri e outro sobre o Gobbi.

Por enquanto fica como teste. Se der certo vou dar um empenho pra fazer outros.

Abraços, Frango.

17 de novembro de 2010

Via nova no Cusco, muita qualidade!

Aee galera, bão?

Segunda fui no Cusco com o Koberle e o José.

Seguindo a dica do José, entramos numa nova via no Setor Casas Bahia. Esse setor é relativamente novo e tem recebido novas vias. Ele começa ao lado esquerdo da via Manga com Leite e vai até a via Xete-mate que fica antes de fazer a subidinha pro Setor Distúrbios.

Essa nova via é muito bonita, alta e difícil. Conquistada pelo Beto de Araraquara, ela tem aproximadamente 25 metros de altura e 10 chapeletas.
Entrei na via à vista e equipando as costuras, e logo na 3ª chapa caí e não consegui tirar o lance, toquei pra cima e mandei o resto. O move na 3ª chapa é bem difícil de fazer, mas depois que fiz uma vez não cai mais e entrei pra cadena.
Logo em seguida o José entrou em mandou a via também, cadena dupla= Dia Santo! kkkkk

Fica ai umas fotos do José na via que por enquanto está sem nome...Achamos que ela é um 8a ou b, esperando confirmações.

A via começa doida

Passando o Crux

José curtindo a resist do final da via!
Abraços, Frango.

13 de novembro de 2010

Itaqueri também é pico de boulders!

Gaivota, Bruno, Dú e eu abrimos mais 2 blocos de boulder no setor 3 de Itaqueri da Serra.
O pico já contava com o clássico bloco do Tetinho, 45 que foi aberto em 2008.

Agora abrimos mais um bloco com um V1, limpamos bem a trilha em cima e as agarras.
Mais um V1 pra galera.
Limpando o bloco
O destaque fica pra um bloco bem perto do 3 setor, em frente da via "Por via das dúvidas". Visualizei o bloco numa outra investida ao pico e pilhei o Dú e Bruno pra abrir esse bloco. Cheguei cedo com o Gaivota e passando em frente ao bloco já era certo que iríamos abrir ele hoje.
Dei uma limpada na base do bloco e o que deu pra tirar da beirada. Armamos uma corda e o Bruno fez um trampo ótimo tirando toda a terra e folhas de cima, deixando o bloco perfeito pra virar.

"A origem"
Primeira cadena
O pior é que a galera falou que talvez não seria possível virar o bloco pois estava um pouco molhado, mas eu estava com muita vontade de virar. Marcamos umas agarras numa aresta muito bonita e a virada realmente estava molhada mas com um pega bom pra tirar os lances de baixo e outro pra cadena consegui mandar o boulder. Ele começa em em abauladinho de esquerda e um batentinho bom de direita. Move de saída difícil e depois toca numa vira da tensa.
Usamos 4 crash pra fazer a função na cadena e rolou, mais um boulder aberto. E um boulder difícil. O boulder saiu praticamente de segunda e é muito meu estilo, arenito, aresta, abaulados e dinâmicos então acho que ficou difícil graduar. Comparando com alguns boulders de arenito e de mesmo estilo acho que seria um V9. Futuras repetições com certeza poderão decotar ou botar pra cima!

Bruno dando um pega no "A origem"
Boulder no arenito são de muita qualidade, movimentos que parecem ter sido montados em academia, agarras com pegas macias e de outro planeta e um pouco de poeira pra dar um charme.kkkk

Fica ai o vídeo da virada do "A origem". Entrei dai pra cima à vista e esse vídeo foi o da cadena do boulder. Valeu ai galera que ficou na seg firmeza!

Abraços, Frango.

11 de novembro de 2010

Falésinha - pico de boulder em São Carlos

Abrindo mais um boulder.



Toda quarta vamos escalar na Caverninha, pico aluciante de boulder. É um teto de 12 metros com muitas agarras sólidas de arenito. 
Mas ontem pilhei a galera pra conhecer a Falésinha. Essa "mini-falésia" é um outro setor de boulder/highballs ali da Caverninha. Ela fica exatamente do outro lado do morro da antena e foi aberta pelo Animal, José e Eu em meados de 2007. Lembrando que pra chegar ali bastam 20 mim de São Carlos.

Esse é o "Vai Muleke" V3
Esse pico conta com vários boulders legais e duas vias curtinhas que pode se fazer de high ball se tiver com alguns crashs.
Ontem apresentei o pico para o Dú e Bruno de Itirapina, Beto, Isa e Gaivota. Alucinaram nos boulders que são bem diferentes dos da Caverninha. Mais verticais e de equilíbrio são ótimos para treinar pra vias de arenito.

Fiz um boulder ali que somente o José e Animal tinha feito, na época faltou competência para eu mandar.kkk
O Gaivota entrou também e se deu bem no boulder, na próxima sai. O boulder chama Hércules e acho que fica por volta de V5.

Gaivota no "Vai Muleke"


Abraços, Frango.

7 de novembro de 2010

Colecionador de Objetivos - Vídeo

Dae galera, coloquei no Vimeo o vídeo da primeira cadena do Colecionador de Objetivos, um boulder que abri junto com o Dú em Itaqueri da Serra.
Ele fica no uns 100 metros do setor 3. É um pico muito doido de boulder com uns blocos animais. To abrindo uns blocos lá, já limpei 2 que com certeza serão linhas fortes. Quando tiver tudo certo mando mais notícias.

Esse boulder faz a travessia do Bloco Tetinho da direita pra esquerda. Começa sentado e termina dominando o bicão da esquerda.
Proponho um V7, mas precisa de mais cadenas pra confirmar.

Link do vídeo: http://vimeo.com/16582673

Abraços, Frango

3 de novembro de 2010

Olhos e Tião Tino, vias nota 10!

Esse feriadão deu pra aproveitar muito São Bento. Vias e boulders, com chuva e com solzão.

Thays na Sonho de Ícaro 7b

Consegui mandar uma via doida nos Olhos, a Fulon na Sika. Ela começa na Fullon, passa um crux massa demais e cai no final da Sika. Acho que a via é um 9b/c difícil de graduar. Malhei ela na primeira entrada pra equipar e depois tentei mais 3 vezes, e cada vez que tentava conseguia fazer menos movimentos. No outro dia voltei com o Lukinha e no primeiro pega do dia, equipando a via, consegui mandar.
Passando no crux da Fullon na Sika

Fui na Falésia Tião Tino com o Lukinha. Essa falésia é relativamente nova, sendo que a maioria das suas vias foram abertas pelo Pardal nesse ano. Lá a diversão é garantida se você curte fazer força! São vias bem curtas e concentradas, vários projetos ainda por mandar.
Lukinhas fez uma variante que estávamos de olho a muito tempo, ela começa num projeto( Ephaestus) e entra no crux da Tião Tino 8b. Acho que a via é um 8c, um pouco mais difícil que a Tião Tino original.
Outra via linda e muito dificil é a Casa de Boneca, aberta pelo Lukinha, Alfredo e Pardal. É uma "fenda" bem negativa com crux no último movimento...muito fooda!

Lukinha na Casa de Boneca 10a/b?

Entrei na Damocles, via linda, curta e com crux no final em regletes que não existem. Consegui tirar bem as 4 primeiras chapas. Agora falta chegar na parada, que é a parte mais difícil. Tião Tino é uma das falésias mais ogras de São Bento, com mais cadenas as vias vão se consolidado.  

Dinâmico da Damocles 9c



Chegando no crux, Damocles