16 de junho de 2020

Como funciona nosso Curso Básico de Escalada em Rocha

Nos últimos três anos vemho oferecendo aulas e cursos de escalada em rocha. Isso começou em São Paulo, morava lá e escalava direto na Casa de Pedra e lá conheci alguns alunos.
Pra trabalhar com alunos de escalada é preciso ter um método que forme um escalador autônomo, preparado para lidar com situações das mais diversas. O que chamaria de “a nova escola” da escalada, por estar numa frente pioneira, de que ra de velhos paradigmas e introdução de muitas novas questões é definitivamente uma “revolução” na escalada. Essa frente é formada tanto pela escola européia quanto a americana, quanto a sulamericana, todos tem contribuido para o refinamento das técnicas (como por exemplo nas publicações recomendadas pela American Mountain Guides Associacion)

Se você já escalou alguma vez e quer conhecer melhor a escalada, iniciar neste esporte que é filosofia de vida ou então já escala a algum tempo mas quer consolidar os conhecimetos básicos - leia-se fundamentais - para a escalada em rocha: entao um curso básico é o ideal.
Em quatro dias, 32 horas/aula, praticamos o seguinte:

-História e ética da escalada em rocha no Brasil
-Equipamentos individuais e coletivos
-Encordoamento pela ponta e pelo meio da corda 
-Segurança do Guia desde o chão e da parada
-Parada equalizada (X bloqueado e triângulo bloqueado)
-Rapel auto-seguro
-Ascensão em corda fixa
-Movimentação básica escalando em livre
-Pequeno artificial (A0)
Nós e voltas: oito pela ponta, azelha de oito, oito de emenda, azelha simples, pescador simples, pescador duplo, prussik tradicional, prussik francês, kleinhist, borboleta alpina, volta do fiel, UIAA, nó de fita. 

Treinamos durante 4 encontros em campos-escolas (locais preparados para o ensino e aprendizagem da escalada). Com esse treinamento qualquer pessoa pode estar apta a acompanhar algum guia (pessoa mais experiente) em uma escalada na falésia ou na montanha com um bom nível de autonomia (saber. Esse é uma boa maneira de iniciar na escalada.













Não ensino a guiar em curso básico pois guiar requer outras tarefas de responsabilidade além das do curso básico. Guiar também amplia bastante o horizonte o que sem o conhecimento de técnicas corretas pode colocar alguém fácil em uma roubada. Por isso sempre recomendo aos meus alunos -e tenho visto todos os que estão se formando comigo irem por este caminho - que depois do curso básico treinem bem as técnicas e antes de tudo escalem bastante 5 e 6 graus. Quando sentir que está dominando bem os nós, técnicas e a escalada em si ai podemos dar um passo pro curso de guia de cordada. Assim o aluno se forma um montanhista completo, escalador de rocha que sabe o que esta fazendo de fato...que se entrar na roubada sabe sair, mas evita ao máximo estar numa.

Nas próximas vou postando como são os cursos avançados: de guia de cordada, escalada em móvel, escalada artificial, bigwall e auto-resgate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário