10 de abril de 2017

Aperfeiçoando a técnica: nós para encordoamento - Lais de Guia com arremate "Yosemitico"

Olá povo da montanha!! Vai ai uma dica pra quem usa ou pretende usar o Lais de Guia. Uma atualização do nó que muda tudo!!

Os nós mais usados em escalada no Brasil são o oito (é com certeza o mais popular no mundo) e o lais de guia. Os dois quando bem confeccionados são bem seguros. A diferença substancial é que o oito bem confeccionado (sem dobras) reduz menos a resistência da corda (em torno de 20 a 30 %). O Lais de guia produz uma perda maior de resistência (de 30 a 40 %). Nada preocupante para uma corda bem cuidada, bem utilizada e dentro dos prazos de validade.

O nó oito, o primeiro nó  de encordoamento direto de muitos escaladores, quando bem apertado pode ser difícil de tirar. Acredito que cansados dessa situação muitos optam pela confecção do Lais de Guia. Eu mudei do 8 para o Lais por esse motivo. Aprendi um jeitão, não sei com quem, mas que já vi repetidos em outros lugares. Funciona bem e nunca vi algum falhar. Mas comecei a me perguntar da funcionalidade do nó confeccionado assim, o tal do Lais de guia duplo:

Lais de Guia Duplicado: das duas alças que passam nos loops de encordoamento, apenas uma é funcional, a outra da uma volta a mais. Impossível se encordar com mais de uma corda. O que importa são as duas voltas de cima. Como resolver isso?

Existem muitas formas de fazer o Lais de Guia, algumas delas bem duvidosas.
Lendo o Mountanearing: the freedom of the hills, me liguei de um outro fechamento do Lais de Guia (bowline):

Reprodução do Mountanearing. Publicação da década de 1960, na sua 8ª edição, é uma bíblia da escalada. Acima a explicação do nó.



Testei o nó para encordoamento em algumas vias da Pedra da Divisa. Com algumas quedas boas deu pra ver que o nó funcionou perfeitamente. Além disso usa-se menos corda, a região do loop de segurança fica mais limpo e é possível acoplar outros equipamentos sem problemas. Também fica mais fácil encordar-se com duas cordas (gêmeas ou duplas) utilizando um Lais de Guia seguro.



Sem dupla alça na cadeirinha, mas duplicado em cima (onde é importante para o nó não se desmanchar com tanta facilidade).

Estou usando sempre o tipo de Lais de Guia com arremate "yosemitico" e tá sendo uma maravilha. Fácil de tirar, fácil de confeccionar, fácil de conferir. Oito ou Lais de Guia são super seguros, e sinceramente acredito que os escaladores que gostam de usar o Lais deveriam experimentar o outro arremate uma vez pra ver qualé.

Boas escaladas no feriadão!! Bora pra montanha que a temporada ta começando!!
Abração, Frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário