24 de junho de 2014

Escalando na Serra da Bocaina - Araxá

No feriado de 19/06 partimos pra Araxá, pico que havia conhecido em 2011. Nessa trip escalamos nos setores mais antigos, que hoje tem a prática da escalada proibida: os Tetos, Boas vindas, Desconhecidos. Dessa vez viemos pra conhecer as outras paredes, das proximidades do setor Tsunami. O setor é incrível, escalamos 4 dias seguidos e não fizemos quase nada do que tem pra escalar lá. Muita via, vários setores muito bons.
Ficamos no Refúgio Bocaina, que é levado pela galera local. O Daiex, Guerreiro da Bocaina, é quem toma conta de tudo lá, deixa em ordem o abrigo pra que fique 100%. O abrigo é show, rola uma cozinha perfeita, banheiro, quartos com beliches, uma sala, e um bom espaço pra acampar. O link do Refúgio Bocaina, ai tem vários detalhes importantes: como chegar, sobre a escalada lá, tarifas.
Refúgio Bocaina, onde ficamos acampados os quatro dias, estrutura top!

Escalei no setor Garganta, Ensolarado, Paulistas e Terceiro Andar. Não vou falar de todas as vias e tudo o que aconteceu, mas listar uma meia dúzia que ficou com 6 estrelas na lista.
Setores na Serra da Bocaina, muitas vias de todos os estilos, tamanhos, graduações.

No setor Garganta duas vias achei muito top. A Mulheres ao Poder, um 6sup muito bonito, de uns 25 metros, começa numa fendona e depois toca numa parede vertical/positiva. A outra é a Cedar Wright da Bocaina, um 8c curto e muito técnico, parecido com vias de Itaqueri, essa rolou o flash com os betas do Gustavinho Maneira Filmes. Vejam nesse link uns vídeos muito loucos da serra, feitos pelo escalador local Gustavo.

Greg na Samurai Rastafari 7b no setor Garganta. Renato Russo na seg.

No Ensolarado escalei três vias. A Mundo Mágico 7b, que é irada! Muito bonita, uns 15 metros de curtição, negativa, em agarras boas, a Último Suspiro 8b de segunda e entrei de noite num 9b, Autista do Bando que tem um botão com as duas mãos, você sai voando no meio da parede e agarra numa não muito boa. Lembra o boulder Roleta V7 em Conceição do Mato Dentro.

Nos Paulistas duas que escalei foram iradas. A primeira foi Pelos de Aldebaran, um 7c bonito, com dois negativinhos que fazem o tchan da via. A outra foi a Cortina de Fumaça, um 8a muito doido, muito negativo, esse é recomendadíssimo.

Fernando Koberle na Decadentes 7a no setor Paulistas. Via longa, curtição do começo ao final.

Já no Terceiro andar a melhor via da trip foi a Efeito Colateral um 9a muito bonito, longo de aresta perfeita. Esse não rolou mandar, mas no quarto dia de escalada tava difícil já.

Greg na Efeito Colateral, 9a muito bonito, de aresta no setor Terceiro Andar.

Bão é isso ae, Serra da Bocaina é top!
Abraços, André.

2 comentários:

  1. Foi uma trip massa demais mesmo!
    Mtas vias filé e vale a pena voltar.
    Ahu!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bom?

    Como é o clima em Janeiro? Muita chuva? Vale a pena ir?

    Valeu!

    ResponderExcluir