13 de setembro de 2011

O terceiro setor de Itaqueri - Croqui

Olá pessoar, beleza?

Raúl encadenando a "Diarista" 7c
Em meados de 2007 fomos conhecer o terceiro setor de Itaqueri da Serra. Esse setor se encontra no final da trilha de acesso e tem uma história curiosa.

Quando conhecemos o Murilo de Itirapina fomos logo apresentados ao setor 3, um pedrão no final do Vale de do Céu. Murilo sempre falou de uma fenda que daria pra se escalar desde o chão, mas era também o lar de abelhas. Depois de algum tempo, José Ricardo, Fernando Animal e eu fomos para o novo setor e abrimos uma via bem curta, com 3 proteções, chamada "Toca da Onça" com graduação 7a. Ao lado direito abrimos a "Buraco da Onça 4" e ao lado esquerdo a "Toca pela Fenda 7a". Essas foram as primeiras vias do setor e por conta delas a atenção da comunidade escaladora se voltou para o terceiro setor.
Severino na Toca da Onça7a, primeira via do setor.
Posteriormente foram abertas as vias "Intrusos à vista" e "Refrigerante sabor Musgo".Mas o problema das abelhas ainda não permitia a escalada na maior parte da pedra. Foi justamente o trabalho do Murilo, com ajuda do Bruno Marcondes e Edú, que tirou as abelhas da tal "fenda", e deste modo permitiu a abertura das novas e atuais vias(a maioria abertas em 2011).

O sonho virou realidade, e estava aberto mais um setor, o maior de Itaqueri.
Compramos chapeletas, parabolts, brocas e furadeiras e iniciamos o trabalho. Foi um trabalho digno de comemoração, a cada via aberta e encadenada era uma latinha de cerveja no Bar do Boizão.

Bruno Alberto na "4 chapas e um funeral" 7b Móvel
Kalango na "Tomara que seje" 10a
Murilo entrando no crux da "Diarista" 7c
Rafa finalizando o crux da "Esteroide" 8c
O trabalho de escaladores como: Animal, Kalango, Beto, Genja, Bruno, Edú, Rafa, Murilo foi muito importante para o conclusão deste novo setor, abrindo vias muito bacanas como a Kamonha 8b.
Pude conquistar algumas destas vias, sendo que do dia 25 de Julho (abertura da Diarista) até o dia 11 de Setembro, ou seja, um mês e meio, pude abrir em solitário 5 vias, são elas: Diarista 7c, Esteroide 8c, Fast Food 7b, Espaguete 7b/c e Inadimplentes (ainda sem ascenção). Mesmo recebendo algumas críticas, esse trabalho "deu um gás" no pico e propiciou aos demais escaladores algo que há muito tempo não tínhamos aqui: vias novas.

Ana Lígia na Kamonha 8b, via nova, setor novo.

Bruno Marcondes também na Kamonha, antes do crux.

Sempre estávamos viajando para se escalar vias novas, mas agora existe um setor praticamente novo a disposição de todos.
A única coisa que se pede aos escaladores que queiram usufruir das novas linhas é respeito com o pico e com os conquistadores. Arrumar um pedaço da trilha, levar seu lixo pra casa, respeitar os proprietários da terra são pontos básicos que devem ser seguidos.
Itaqueri é um pico que se entra de graça, não tem trilha pesada. Além disso, gastamos uma grana e tempo para abrir as novas linhas e não cobramos nada em troca além do respeito conosco e com os proprietários.


Elaborei um croqui do pico, tentei lembrar de todos os conquistadores. Se esqueci algum por favor me comunique. Existiram pessoas que me ajudaram, e muito a abrir algumas linhas: Júlia Mara, Rafa Rodrigues, Edú de Itirapina, Fernando Koberle(doou duas dúzias de chapeletas) e outra pessoas que sabem que ajudaram, a estas eu agradeço profundamente.

E pra finalizar, tá ai o croqui do Terceiro Setor (é só salvar a imagem, imprimir e levar pro pico, lembre-se de que graduação é sempre uma sugestão), boas escaladas:

Divirta-se o quanto quiser nas vias novas, mas também ajude a cuidar do pico.
Qualquer dúvida manda um e-mail pra: a.funari@yahoo.com.br, vou tentar ajudar!

Abraços, André Funari.

Um comentário:

  1. Show de bola! Belo trabalho, o 3º setor está muito preza! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir