30 de junho de 2011

Andradas e MEPA de artificial.

Pedra do Pântano
Final de semana passado fui pra Andradas-MG com o Beto de Araraquara. Saímos na sexta feira umas 11:00 e umas 3 horas a gente já estava na Pedra do Pântano escalando a via Caninãna 5º 7b E1 de uns 180 metros. Guiei a primeira enfiada e ali pude sacar o estilo predominante: cracas e agarras pequenas. O Beto guiou a segunda e eu entrei na terceira enfiada, o crux. A terceira é uma enfiada negativa com chapas e um diedro fendado no final. Irada! o final da via é uma aderência sinistra que o Beto guiou.

No segundo dia voltamos para o Pântano, dessa vez para um projeto que tinha, antes mesmo de conhecer Andradas. Livrar a Baguette não. Essa via tem 3 enfiadas fáceis em móvel e chapa até chegar num diedro amarelo e fendado. No meio desse diedro sai a enfiada crux, um artificial graduado em A1+. Guiei o diedro fendado, que achei um 7a e o Beto entrou em artificial na enfiada crux pra poder sacar as agarras e ver os movimentos. Ele chegou na parada da enfiada e me chamou, eu fui em livre, já com a cabeça que daria pra livrar.
Esse diedro é a enfiada anterior à do crux. O negativo logo acima era o artificial.
O Beto me passou uns betas e consegui chegar um pouco pra cima da chapa, sentei na corda e fui tirando os lances com parcimônia. Já saquei os lugares das proteções e os lances, acho que a via pode ser um 9b ou c, talvez 10a com grau de exposição E2 ou 3. Dia 22 de Julho volto para tentar a cadena guiando e sacando as peças, no puro estilo Tommy Caldwell. Agradeço muito ao Beto por ter equipado e visto muito bem quais peças seriam possíveis e viáveis para a MEPA(máxima eliminação dos pontos de apoio) dessa enfiada, ou seja, ele deixou apenas duas peças que seguram uma possível queda e que seriam de fácil colocação.

No terceiro dia fomos para o Elefante, pedra irada! Muito negativo, show de bola. Fizemos a via Erupção, uma fenda muito louca de 50 metros corta a parede, a via passa nessa fenda. Fizemos a via numa puta rapidez, e rapelamos muito rápido também.

Agradeço em especial o Velho, do Abrigo do Velho, por nos receber com atenção, passar todos os betas, emprestar um nut essencial para a Baguette, e pela hospitalidade.

Outra coisa incrível de Andradas é a quantidade de boulder, o lugar é foda, muito teto, umas arestas visuais...bem massa.

Abraço André Funari

2 comentários:

  1. E ai Frango, beleza? Muito legal o post sobre Andradas! Não sei como é possivel não gostar desse lugar, escalada de muita qualidade pra todos os gostos (menos pra quem gosta de agarrão!rs).Os posts estão ficando muito bons, parabéns pelo blog!
    Bia- Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia! Beleza e ai?
    Andradas é show, temos que ir pra lá, pertinho daqui...e o cipó? irado né

    Beijo, Frango

    ResponderExcluir