Raúl encadenando a "Diarista" 7c |
Quando conhecemos o Murilo de Itirapina fomos logo apresentados ao setor 3, um pedrão no final do Vale de do Céu. Murilo sempre falou de uma fenda que daria pra se escalar desde o chão, mas era também o lar de abelhas. Depois de algum tempo, José Ricardo, Fernando Animal e eu fomos para o novo setor e abrimos uma via bem curta, com 3 proteções, chamada "Toca da Onça" com graduação 7a. Ao lado direito abrimos a "Buraco da Onça 4" e ao lado esquerdo a "Toca pela Fenda 7a". Essas foram as primeiras vias do setor e por conta delas a atenção da comunidade escaladora se voltou para o terceiro setor.
Severino na Toca da Onça7a, primeira via do setor. |
O sonho virou realidade, e estava aberto mais um setor, o maior de Itaqueri.
Compramos chapeletas, parabolts, brocas e furadeiras e iniciamos o trabalho. Foi um trabalho digno de comemoração, a cada via aberta e encadenada era uma latinha de cerveja no Bar do Boizão.
Bruno Alberto na "4 chapas e um funeral" 7b Móvel |
Kalango na "Tomara que seje" 10a |
Murilo entrando no crux da "Diarista" 7c |
Rafa finalizando o crux da "Esteroide" 8c |
Pude conquistar algumas destas vias, sendo que do dia 25 de Julho (abertura da Diarista) até o dia 11 de Setembro, ou seja, um mês e meio, pude abrir em solitário 5 vias, são elas: Diarista 7c, Esteroide 8c, Fast Food 7b, Espaguete 7b/c e Inadimplentes (ainda sem ascenção). Mesmo recebendo algumas críticas, esse trabalho "deu um gás" no pico e propiciou aos demais escaladores algo que há muito tempo não tínhamos aqui: vias novas.
Ana Lígia na Kamonha 8b, via nova, setor novo. |
Bruno Marcondes também na Kamonha, antes do crux. |
Sempre estávamos viajando para se escalar vias novas, mas agora existe um setor praticamente novo a disposição de todos.
A única coisa que se pede aos escaladores que queiram usufruir das novas linhas é respeito com o pico e com os conquistadores. Arrumar um pedaço da trilha, levar seu lixo pra casa, respeitar os proprietários da terra são pontos básicos que devem ser seguidos.
Itaqueri é um pico que se entra de graça, não tem trilha pesada. Além disso, gastamos uma grana e tempo para abrir as novas linhas e não cobramos nada em troca além do respeito conosco e com os proprietários.
Elaborei um croqui do pico, tentei lembrar de todos os conquistadores. Se esqueci algum por favor me comunique. Existiram pessoas que me ajudaram, e muito a abrir algumas linhas: Júlia Mara, Rafa Rodrigues, Edú de Itirapina, Fernando Koberle(doou duas dúzias de chapeletas) e outra pessoas que sabem que ajudaram, a estas eu agradeço profundamente.
E pra finalizar, tá ai o croqui do Terceiro Setor (é só salvar a imagem, imprimir e levar pro pico, lembre-se de que graduação é sempre uma sugestão), boas escaladas:
Divirta-se o quanto quiser nas vias novas, mas também ajude a cuidar do pico.
Qualquer dúvida manda um e-mail pra: a.funari@yahoo.com.br, vou tentar ajudar!
Abraços, André Funari.
Show de bola! Belo trabalho, o 3º setor está muito preza! Parabéns a todos!
ResponderExcluir