No feriado de 19/06 partimos pra Araxá, pico que havia conhecido em 2011. Nessa trip escalamos nos setores mais antigos, que hoje tem a prática da escalada proibida: os Tetos, Boas vindas, Desconhecidos. Dessa vez viemos pra conhecer as outras paredes, das proximidades do setor Tsunami. O setor é incrível, escalamos 4 dias seguidos e não fizemos quase nada do que tem pra escalar lá. Muita via, vários setores muito bons.
Ficamos no Refúgio Bocaina, que é levado pela galera local. O Daiex, Guerreiro da Bocaina, é quem toma conta de tudo lá, deixa em ordem o abrigo pra que fique 100%. O abrigo é show, rola uma cozinha perfeita, banheiro, quartos com beliches, uma sala, e um bom espaço pra acampar. O link do
Refúgio Bocaina, ai tem vários detalhes importantes: como chegar, sobre a escalada lá, tarifas.
 |
Refúgio Bocaina, onde ficamos acampados os quatro dias, estrutura top! |
Escalei no setor Garganta, Ensolarado, Paulistas e Terceiro Andar. Não vou falar de todas as vias e tudo o que aconteceu, mas listar uma meia dúzia que ficou com 6 estrelas na lista.
 |
Setores na Serra da Bocaina, muitas vias de todos os estilos, tamanhos, graduações. |
No setor Garganta duas vias achei muito top. A Mulheres ao Poder, um 6sup muito bonito, de uns 25 metros, começa numa fendona e depois toca numa parede vertical/positiva. A outra é a Cedar Wright da Bocaina, um 8c curto e muito técnico, parecido com vias de Itaqueri, essa rolou o flash com os betas do Gustavinho
Maneira Filmes. Vejam nesse link uns vídeos muito loucos da serra, feitos pelo escalador local Gustavo.
 |
Greg na Samurai Rastafari 7b no setor Garganta. Renato Russo na seg. |
No Ensolarado escalei três vias. A Mundo Mágico 7b, que é irada! Muito bonita, uns 15 metros de curtição, negativa, em agarras boas, a Último Suspiro 8b de segunda e entrei de noite num 9b, Autista do Bando que tem um botão com as duas mãos, você sai voando no meio da parede e agarra numa não muito boa. Lembra o boulder Roleta V7 em Conceição do Mato Dentro.
Nos Paulistas duas que escalei foram iradas. A primeira foi Pelos de Aldebaran, um 7c bonito, com dois negativinhos que fazem o tchan da via. A outra foi a Cortina de Fumaça, um 8a muito doido, muito negativo, esse é recomendadíssimo.
 |
Fernando Koberle na Decadentes 7a no setor Paulistas. Via longa, curtição do começo ao final. |
Já no Terceiro andar a melhor via da trip foi a Efeito Colateral um 9a muito bonito, longo de aresta perfeita. Esse não rolou mandar, mas no quarto dia de escalada tava difícil já.
 |
Greg na Efeito Colateral, 9a muito bonito, de aresta no setor Terceiro Andar. |
Bão é isso ae, Serra da Bocaina é top!
Abraços, André.